Maria de Zé Roberto

Nome: Maria Rodrigues de Almeida Farias
Nascimento: 02 de Julho de 1968
Estado Civil: Casada
Ocupação: Professora
Grau de Instrução: Superior Completo

Nascida no Sítio Porções, é filha do ex-vereador, José Roberto de Almeida e de Josefa Rodrigues de Almeida. Casada com o servidor público, Severino Inácio de Farias Filho, mãe de 3 filhos, funcionária pública municipal, exercente da professora e atualmente graduanda em Pedagogia, pela Universidade Estadual da
Paraíba.

Começou sua vida pública, sendo Diretora do Núcleo de Promoção Humana, órgão estadual, vinculado a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano, por indicação do ex-prefeito Clócio Beltrão Gestão 1989 a 1992. Foi eleita vereadora em 2004/2008 /2012.

Filiada ao PSDB, desde 1993, partido em que fora eleita três vezes ao cargo de vereadora. Em 2016, através de uma coligação firmada com o PMDB, atual, MDB, fora eleita ao cargo de vice-prefeita deste Município de Alagoinha, para a gestão 2017-2020.

Com a inesperada renúncia do prefeito, Jeová José Correia de Oliveira, do MDB, no dia 09 de agosto de 2018, assumiu o cargo de prefeita.

Atualmente, é a presidente Estadual do Tucanafro – órgão do partido que representa as mulheres negras do PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira.

Entre as principais funções do prefeito está o cumprimento da Lei Orgânica (Lei maior de um município) votada e fiscalizada pelos vereadores. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, cujo objetivo maior é proporcionar melhorias para o município e seus habitantes.

Outras importantes atribuições do prefeito são: governar a cidade de forma conjunta com os vereadores; administrar o município; sancionar e revogar leis; vetar projetos inconstitucionais; apresentar projetos de Leis para a Câmara Municipal; nomear e demitir servidores; comandar os serviços públicos municipais; sempre buscar alternativas de melhoria para os cidadãos; administrar os impostos municipais e aplicar esses recursos de forma otimizada; entre outras.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support